sábado, 27 de outubro de 2012

Meu Povo: Sylvio Neto


Em um mundo perfeito não existiria lugar para um cara como Sylvio Neto. Sylvio é dedo na ferida, poeta alucinado, amoroso ao extremo, o caos!

Em um mundo perfeito, todos seriam como Sylvio Neto com seus pecados e erros, sua amizade e generosidade, sua irresponsabilidade e preocupação, suas aparições surpresas e seus sumiços já esperados.

Sylvio não é poeta somente. É a própria poesia e seus desvãos. Enigma e cara de pau. Ingênuo como uma criança. Sábio como um ancião. As vezes é o próprio poder, outras sente medo até de sua própria sombra.

Conheci Sylvio ainda na época do Daniels Bar, ou foi no Donana, não me lembro. Sei que era rasta e tinha uma banda chamada Postura Africana. Anos se passaram, virou meu vizinho no Monte Líbano, amigo.

Feliz, ajudei (ou como ele próprio diz: Apadrinhei) sua empreitada poética no “Poesia na Varanda” com Roger Hitz. Declamei, ajudei a apresentar (ele sumiu no meio do evento) e passamos a conviver e nos ver com mais frequência.

Sylvio Neto publica o blog Choppinho Digital onde explode sua idéias sobre o mundo moderno, critica, elogia, ama de paixão arrebatadora, odeia, toma partido, segura a onda, some, declara guerras, procura a paz e nunca a encontra.

Vive com a pessoa mais perigosa do mundo: Ele próprio. Não tem idéia do tamanho que ocupa no mundo. Não faz idéia de sua importância num mundo sem sentido como o que vivemos. É amado por milhares e odiado por alguns. E todos tem razão. No amor e no ódio!

Ele é que não tem esta tal fulana Razão, ao seu lado. Vive com a Paixão. E Paixão é bicho indomável. Sem amarras e sem destino certo! Vive sobre o signo e regente Sylvio Neto. Mesmo que influenciado totalmente pelo lado de fora é seu mundo interior que faz dele este ser sigular.

Um guerreiro que usa a pena de forma visceral, por isso tantas vezes atinge o alvo com precisão cirúrgica e em outras erra feio e acaba por atingir inocentes sem querer. Aí pede desculpas e mesmo perdoado, nunca mais se perdoa. Fica ruminando culpas e dores. Ainda que tudo já tenha sido esquecido, nele jamais uma dor passada, passa.

Sylvio Neto é um símbolo da poesia violenta e que não faz concessões. Amo este cara como um fã ama um ídolo. Como um pai ama um filho. Como um filho, seu pai. O mundo perfeito não existe, mas Sylvio Neto existe para provar que a possibilidade de um mundo, ao menos melhor, pode existir. Com suas dualidades, diferenças e dicotomias. Sou admirador de todos os Sylvios que existem em guerra dentro daquele ser maravilhoso! Evoé Poeta!!! Você tem um lugar único no mundo que vivo: Meu Coração!


Nenhum comentário: