segunda-feira, 3 de setembro de 2012

10 Perguntas para Cannibal

Cannibal formou a banda punk Devotos do Ódio (hoje só Devotos) em 1988 ao lado de Neilton e Celo Brown no Alto José do Pinho – Recife. Em 1997 lançaram o disco “Agora Tá Valendo” e foi quando conheci a banda. Ouvia direto quando estava no Rio ao lado de Quirino e Jorge II. Quando vim para Recife comecei a esbarrar com ele e acabamos nos conhecendo. Agora em agosto Cannibal deu mais um passo em sua carreira, lançou ao lado de Bruno Pedrosa e PI-R o projeto Café Preto, uma onda mais reggae, dub e respondeu ao Zarayland logo após o primeiro show.

1) Seu visual sempre teve muito mais a ver com o Raggae que com o Punk/Hardcore, o Café Preto já era uma idéia antiga de tocar Reggae, Dub, Ragga ou foi um convite inesperado que te pegou de surpresa?

Nos anos 80 já existia uma banda com o visual reggae tocando punk hardcore, a banda Bad Brains, uma das minhas influências. Sempre fui bem eclético em relação ao que escuto. Nasci aqui no Alto José do Pinho e essa comunidade é uma rádio ligada em varias estações! Você escuta de tudo e convive com tudo: Samba, pagode, brega, afoxé, maracatu, punk rock HC, reggae e etc. Eu tenho muitas letras escritas que não coloquei na Devotos e há muitos anos queria musicá-las. Em 2007 tomei coragem e falei para mim mesmo que iria fazer alguma história com influências de Dub e Reggae. Encontrei com o DJ Bruno Pedrosa no Recife Antigo, falei para ele da minha idéia e perguntei se ele queria fazer as bases, ele topou na hora e fez oito bases em parceria de Pierre Leite, um dos melhores tecladistas de Recife. O trampo ficou tão bom que resolvi escrever tudo novamente e guardei as minhas letras antigas. Fiz 7 letras e convidei Oriosvaldo um poeta de Peixinhos para declamar sua poesia (Dos que se Encontram e se Encantam) coisa linda, ficou do caralho.

2) Ras Bernardo participa de “Compre” uma das faixas com maior teor crítico/político do disco. Como você vê esta ponte entre o Alto José do Pinho – Recife e Areia Branca – Belford Roxo, Baixada Fluminense?

Primeiro de tudo, Ras é uma grande influência não só na música, mas também como pessoa! Gosto e respeito muito suas idéias. Quanto ao lugar, só estamos distantes na geografia porque no cotidiano somos muito parecidos com pessoas que querem mudar para melhor. Espero que possamos ter um intercâmbio mais concreto, físico, mostrar como desenvolvemos as coisas por aqui e ver como eles fazem por lá e somar as forças!!!

3) Dandara e Oferenda são belíssimas canções de amor. Como foi encarnar este outro lado mais romântico até então inédito dentro de sua obra?

As pessoas só me conhecem com a Devotos, como falei sou super eclético, tenho muitas letras no estilo de Dandara e Oferenda. Adoro quando me convidam para participar de tributos em homenagem a algum artista que não tem nada a ver com punk hardcore, me amarro em desafios, coisas diferentes do que faço na Devotos.

4) Como serão os shows do Café Preto? Somente com as músicas do primeiro disco ou alguma música da Devotos poderá entrar com uma roupagem nova?

São só músicas do CD! Temos uma cover de uma banda de Recife chamada TRINDADE DUB, a música se chama: “Boa Vista” e é em homenagem ao bairro da Boa Vista no Recife. O baixista Eric Gabinio e o guitarrista Marcus Antônio tocam com o Café Preto. Faremos também uma versão da música “Preciso me Encontrar” do mestre Cartola.

5) Depois de mais de 20 anos tocando sempre com os mesmos caras, como é de repente tocar com uma banda totalmente nova? Como está o entrosamento?

Não é fácil, mas é prazeroso, eles tocam muito bem, mas ainda tem muito que aprender fora dos palcos e isso é muito importante para longevidade de qualquer artista. Pierre é super experiente e o DJ Bruno Pedrosa nunca trabalhou com banda, mas está assimilando bem as coisas.

6) Deixando um pouco o Café Preto agora, tem saudade do Rock Gol da MTV onde você sempre foi uma figura marcante?

Adoro o Rock Gol! É a confraternização dos artistas. E o mais legal é que somos tratados como jogadores de futebol, só falta o salário (risos) mas o resto é perfeito!! Tenho todas as camisas 10 dos meus primeiros jogos com Dado e o Reino Animal de 1997. Vai ser meu cachê quando eu leiloá-las na internet!!! (risos) Tenho Saudades!!!

7) Conte um pouco sobre o livro 20 Anos da Devotos que acaba sendo mais um livro sobre o Alto José do Pinho, sua revitalização e seus personagens.

O livro é uma pequena historias das bandas do Alto José do Pinho escrito por Hugo Montarroyos. Fala diretamente das bandas, mas a cultura do “Alto” é muito rica! Outras pessoas tentaram fazer um livro sobre a cultura geral do “Alto” e ficou uma merda porque fizeram sem nos deixar revisar, aí já viu a merda que já estava feita começou a feder!!! Mas o livro do Hugo é perfeito e verdadeiro, indico para todos!!!

8) O que você recomenda para os leitores do Zarayland ouvirem além do seu novo projeto? Alguma banda ou projeto novo anda te chamando atenção?

Banda Plugins:

Dona Baga:

Vitor Pirralho e Unidade:

Ras Felipe e China:

Jerivá:

Sierra Leone's Refugee All-Stars:

Sambatuh:

Arcanjo Ras:

Jimmy Luv:

Easy Star All-Stars:

Marcelo Santana:
Inner Terrestrials:


Bongar Grupo:

9) Sua foto com a bandeira de Pernambuco com as cores do Santa Cruz é clássica. Ícone da torcida tricolor. Muita fé de que o Santinha suba para a segundona?

Sou apaixonado pelo SANTINHA, o refrão da música “Nem Si nem Dó” é pra ele:
“Vamos esquecer isso
Esse papo é um improviso
Vamos para o Arruda
Ver o Santinha vencer

O lateral é avançado
O centroavante é um golaço
Meio de campo e o zagueiro
Tranqüilizam o Goleiro”

Estamos na maior torcida para isso, mas a minha paixão pelo SANTINHA não tem divisão!!!! Jah Bless

10) Deixe uma mensagem para os leitores do Zarayland:

Façam melhor ou pior, mas nunca faça igual, porque o óbvio não se comenta!!! CAFÉ PRETO – Jah Bless

Você baixa o disco do Café Preto aqui: http://cafepreto.mus.br/

Nenhum comentário: