quarta-feira, 16 de maio de 2012

SPI – Sociedade dos Poetas Íntimos

Eu e Eud Pestana fomos entrevistados por Stela Guedes para seu jornal “Baixada Notícias” sobre o Desmaio Públiko na Casa de Cultura de Nova Iguaçu em 1992. Quando terminou, ficamos ali bebendo umas cervas na companhia de Moduan Matus e Almeida dos Santos, conversando sobre poesia e sobre o filme “Sociedade dos Poetas Mortos” entre outras viagens.

Acho que foi a Stela quem sugeriu reuniões ao estilo do filme para que lêssemos poemas para nós mesmos, diferentemente de nossas apresentações incendiárias em público e batizou nossa futura reunião de SOCIEDADE DOS POETAS ÍNTIMOS (SPI para os tais...).

O primeiro foi na cachoeira de Adrianópolis nas terras de André Eira. Erramos a descida do ônibus e fomos parar no ponto-final. Voltamos andando e declamando poemas pela estrada. Lembro-me que Moduan Matus leu todo o “Poema Sujo” de Ferreira Gullar nesta caminhada. A primeria reunião contou comigo, Almeida dos Santos, Moduan Matus, Sandro Marschhausen, Lírian Tabosa e os anfitriões André Eira e Simone Lopez, além do pequeno Bruno “Minhocão” filho de Eira. Tomamos banho de cachoeira e de cachaça, nas pedras fizemos relaxamento e exercícios de yoga, declamamos poemas para a mata, para as águas, pro céu e para a gente. Vimos um ninho cheio de filhotes de sacis e mergulhamos profundamente em nós ao sabor dos versos.

O segundo SPI foi na casa antiga da poeta Lírian Tabosa em Cabuçu. Uma manhã linda de outono, onde acordamos bem cedinho (dormimos na Casa de Cultura) com um grupo maior de poetas. Eu, Almeida dos Santos, Sandro Marschhausen, Moduan Matus que desta vez levou sua namorada da época, Verônica “A Musa” além dos poetas JR. Júnior, Alcides Eloy, J.A Lima e Almiracir Segatt. Fizemos Tai Chi Chuan, caipirinhas, cantamos e recebemos um convidado especial: O “Príncipe de Hannover”!

No terceiro SPI subimos o morro do cruzeiro na casa do poeta Moduan. Batizamos a poeta Eliane Souza e recebemos o “mestre-cuca”, saudoso Thales que nos fez um banquete, usando capim (mato), mamão verde entre outras coisinhas numa salada hard. Foi neste dia também que resolvemos tirar a foto nus embaixo do Cruzeiro e que deu uma confusão danada com os moradores da comunidade. Nós não nos contentávamos em ler poesia, tínhamos que vivê-la intensamente e as vezes irresponsávelmente!

O quarto e derradeiro SPI foi na casa nova de Lírian Tabosa em Cabuçu. Numa tarde quente, batizamos os poetas Marlos Degani e Sil com um belo e invejado banho de mangueira. Cantamos, declamamos poemas e curtimos a paisagem linda da Serra de Madureira ao anoitecer. Este encontro foi o que contou com menos poetas e também o último que se tem notícia.

Lírian Tabosa é uma das maiores entusiastas desses encontros. Stela Guedes, criadora da sociedade, nunca foi a nenhum encontro. Acho que os amigos poetas de Nova Iguaçu, poderiam criar uma versão 2.0 destas reuniões que eram tão ricas, libertadoras, alegres, criativas e acima de tudo, muito íntimas!!! Salvem a SPI!

2 comentários:

Jr júnior disse...

Isso era bom demais !! De certo modo, estávamos sempre fazendo uma SPI lá em casa !!! rs Nos fins de tarde, Todos os sons,todas as "beers", o entardecer no terraço e um cèu estrelado para nos dar um abraço !!!!

Lírian Tabosa disse...

Não custa nada ser como antes. Vou tentar conversar com o pessoal no pro´ximo encontro, quem sabe que dessa vez a gente não acerte esses ponteiros.