sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Desmaio Públiko: 20 Anos de Verso!

Em 2001 quando o Desmaio Públiko fez 10 anos, a Prefeitura de Nova Iguaçu (o Prefeito Mario Marques e o Secretário de Cultura Nelson Freitas) em parceria com o Circuito Cultural Banco do Brasil, realizaram uma homenagem ao nosso querido fanzine, lançando uma revista comemorativa no SESC Nova Iguaçu numa noite regada à poesia, vinho e um Buffet classe A.

Dez anos se passaram, quase não existiram edições novas neste hiato, pouquíssimas conseguimos editar. Não por falta de material, mas sim, pela velocidade com que a vida passou a ter. Com a velocidade com que tantas outras coisas aconteceram. Tudo tomou num ritmo diferente. As pessoas são outras. Não são mais aqueles comparsas ávidos pelo fanzine como a única forma de divulgar seus poemas como eram em 1991.

Hoje existem blogs, sites, jornais, revistas com a facilidade que há 20 anos atrás nem sonhávamos. Hoje quando vejo que a Prefeitura de Nova Iguaçu, colocou 8 milhões de reais no orçamento para a Cultura, me lembro de quando o máximo que ela nos dava eram uns míseros cartazes xerocados, duas caixas de som e “poder” usar o seu nome (da Prefeitura), caso alguém encrencasse com nossos eventos em praças públicas.

Mas mesmo, o Desmaio Públiko com suas “penas” penduradas, esperava ainda assim que a Prefeitura de Nova Iguaçu se organizasse para dedicar algum esforço para homenagear este fanzine que escreveu a história dos anos 90 em suas páginas editadas semanalmente, levando tanta poesia para fora das gavetas. Divulgando e descobrindo novos talentos e reafirmando tantos outros mestres.

Como ninguém fez contato a respeito, já havíamos perdido as esperanças em ter esta data registrada de alguma forma. Mas surpreendentemente, surge um amigo (posso dizer um admirador, posto que ele mesmo já se colocou assim várias vezes) que juntando sua trupe, escreveu um projeto para o Governo do Estado e conseguiu a verba para uma homenagem com tudo que temos direito. Seu nome: Marcelo Peregrino.

Pererê (como o chamo carinhosamente) junto a Rodrigo Batata e a Rádio Rua com colaborações indispensáveis de Moduan Matus (o maior colecionador vivo do Desmaio Públiko e de todas as publicações da Vício & Verso), Sil, J.A Lima (os maiores possuidores de imagens daquela época) tornaram o dia 17 de novembro uma data para entrar para os anais da história literária de Nova Iguaçu.

Mais que uma exposição fotográfica e de imagens em vídeo. Aquele dia ficou marcado por reunir num mesmo espaço, amigos tão queridos de tanto tempo atrás, que já não residem em Nova Iguaçu, ou mesmo que tinham outro evento no mesmo dia, amigos que se reviram depois de 20 anos (menos talvez), mas foi como um resgate de nossa amizade, de nossa juventude (ainda que todos já colecionemos nossas tatuagens que o tempo faz para nos mostrar que estamos vivos e metamorfoseando-nos dia-a-dia).

Não vou citar nomes, pois seriam tantos que ficaria chato e não me atrevo a fazê-lo com receio de esquecer alguém. Mas fiquei muito feliz e surpreso em encontrar pessoas que há tanto tempo não via e que vieram de tão longe. Além de novas carinhas sedentas por conhecer a nossa história, o que para mim também foi um grande presente! Obrigado!

Com cerveja para ninguém reclamar (e é assim que esses poetas gostam), petiscos bacanudos, poesia transbordando pelo ladrão, amigos, fotografias que fizeram o público se emocionar, uma noite agradabilíssima no Espaço Cultural Sylvio Monteiro como há tempos eu não vivia. Fiquei emocionado tantas vezes que fica difícil escrever sobre.

Só tenho mais uns versos para finalizar: obrigado a Marcelo Peregrino, Rodrigo Batata, Adonis, Marcelo França, Jimmy Lage e Maurício Galo pela produção do evento e a todos que escreveram comigo e com Eud a história do fanzine e do grupo nesses últimos 20 anos. Principalmente, obrigado a Eud Pestana, parceiro que me convidou para esta viagem chamada Desmaio Públiko, escrevendo assim a minha própria história!

Um comentário:

Denise disse...

Haaaa...Queria ter ido?

Pow!! Que bom que a prefeitura de Nova Iguaçu tá investindo mais na cultura!!

Parabéns Amore pelo Desmaio Publiko!!