terça-feira, 23 de agosto de 2011

CINECLUBES

O Mate com Angu

Admito que não saiba ao certo como foi fundado o Cineclube Mate com Angu, assim como também não tenho certeza de todos os personagens envolvidos. HB, Bia Pimenta, Igor Barradas, André Oliveira, Maravilha são alguns dos punks responsáveis. A educadora Armanda Álvaro Alberto a inspiradora do nome e do caráter revolucionário. Nove anos, sei, comemoraram agora no último dia 27 de julho.

Infelizmente não pude ir ao Rio para brindar junto aos meus amigos esta data tão importante para Duque de Caxias, para a Baixada Fluminense, para o Rio de Janeiro e porque não, até para nós aqui, do Recife. Já que o homenageado da Sessão de Aniversário foi o poeta recifense Solano Trindade. Poeta, artista plástico, ator que entre outras atividades culturais, idealizou o Primeiro Congresso Afro-Brasileiro lá em 1934.

O Mate com Angu prestou devida homenagem, saciando a fome dos presentes com os filmes “Expera” de Guilherme Zani e “O Vento Forte do Levante” de Rodrigo Dutra. Além, é claro, de festa que deve ter sido muito boa como as que participei como Dj durante o ano de 2007.

Conhecia uns cabras que tocavam a pajelança, mas até então nunca havia ido a uma edição. Mas nos esbarrávamos sempre em outros eventos onde atuávamos como convidados. Um deles foi em Belford Roxo no evento que o Roger Hitz organizou no terreno baldio em frente a sua casa com shows de Coyote Valvulado e Caô de Raiz, exibição de filmes do Mate com Angu, poesia com Sylvio Neto enquanto eu esquentava o público como DJ, colocando doses de músicas envelhecidas em barril de vinil. Ainda que fossem CDs.

HB e André Oliveira ouviram e curtiram.

Logo depois fui convidado para tocar numas das Sessões do Mate com Angu e acabei ficando quase um ano como Dj residente e me extasiando com os filmes, o clima, as pessoas e o ambiente do cineclube. Sentia-me em casa na Lira de Ouro, quase um “Mateiro”. Eu e Marcelo Peregrino chegávamos cedo montávamos os equipamentos e já começava a festa. E só ia acabar quando pediam para encerrar. Não pelo público e nem por mim. Mas pelas altas horas em que a carruagem já ia.

O Mate com Angu sempre teve um público festeiro, porém interessado nos filmes. Biriteiro e ao mesmo tempo criador. Ali ríamos, nos chocávamos, cantávamos e nos alegrávamos com as projeções.

O Mate com Angu é isso. Muita gente bonita de todos os cantos brotam em suas sessões. Tinha até um ônibus que saía do Passeio no Rio (cidade) para Caxias. As atrações nunca eram e nem são fechadas em determinado segmento musical. Do rock’n’roll ao samba. Do forró a eletrônica. Tudo cabe lá.

Admito que estou muito afastado de meus amigos do Mate. Ainda que eles estejam sempre em minhas lembranças e em meu coração. Um dia eu volto e onde o Mate com Angu (o Cerol fininho da Baixada) estiver, vou querer estar novamente na primeira fila.

Toda Última Quarta-feira do Mês
Ponto de Cultura Lira de Ouro
Rua Sebastião de Oliveira
(próximo ao calçadão, paralela a Nilo Peçanha), 72
Centro - Duque de Caxias
Informações: 21 3774.4157


O Buraco do Getúlio

O Buraco é de uma geração mais nova que o Mate com Angu. Com características semelhantes, porém com identidade própria. Desde seu nascedouro se caracterizou por fazer parte da “Geração Delírio” alcunha que batizou toda uma galerinha que apareceu logo depois que nós do Desmaio Públiko, Agito Cultural, povo do Daniels Bar chegamos aos trinta.

Uma turma de artistas novos, cheios de idéias novas e tesões em altíssimo grau, pronta para tomar a cidade de assalto. Sem os vícios históricos que nos acorrentou várias vezes. E com o frescor dos novos tempos!

Bandas como Sofia Pop, Splash; Artistas circenses do MACA e Los Tchatchos, Estilistas Áurea e Laura Gmea, Eventos como Os Cabarés são alguns representantes desta onda.

Ao contrário do Mate com Angu sei exatamente quem são todos os criadores do Buraco do Getúlio, que a princípio era apenas um projeto do Laboratório Cítrico, combo criativo formado por Flor Baez, Fabiano Mixo, Jimmy, BiOn!, Luana e Drica.

A Flor Baez eu conheço desde o ventre. Filha de uma grande amiga minha, Lúcia Monteiro, fui a vários dos seus aniversários de criança. E hoje, ser amigo dela é um dos grandes prêmios que a vida me contemplou.

Um dia cheguei na casa do Mozart de manhã cedo, viradaço, procurando um canto para continuar bebendo com alguns amigos e conheci o BiOn por lá fazendo dreads. Contei para ele histórias e mais histórias e ficamos amigos!

Fabiano Mixo filho da atriz Ana Márcia Mixo foi outro que vi guri que cresceu e virou parceiro de pirações artísticas. Hoje mora na Alemanha.

Fui convidado para uma entrevista para um programa do Canal Futura (pela Raísa Flor Baez e a Drica era a produtora.

Luana e Jimmy conheci por conta dos amigos ou pelo próprio Laboratório Cítrico.

E lá se vão 5 anos comemorados no Espaço Cultural Sylvio Monteiro com uma puta festa, com as bandas Spllash, Cretina, Gente Estranha no Jardim, Charanga do Caneco (banda de Peregrino, Adonis e Batata, que nasceu dentro do Buraco do Getúlio), o fanzine Lets Pense, o Dj Zé... E eu, minha gente, peguei um vôo e fui. Vi com estes olhos sagrados uma comunhão de pessoas belas ao redor de uma vitória. Cinco anos de um Cineclube que começou num bar aberto, barulhento, com algumas pessoas desligadas e outras totalmente antenadas. Mas o Buraco resistiu bravamente!

Eu vi o cineclube crescer. Não ficar sério. Mas ficar cada vez mais prazeroso e aí sim parecer mais sério. Mais comprometido. Seus organizadores não são mais os mesmos, sei que BiOn e Lua encabeçam a empreitada mas que Marcelo Peregrino (que muito fez também pelo Mate com Angu), Batata e Adonis estão no front também, Flor Baez e Abílio cuidam de outra parte importante do evento, o bar e sinto orgulho da Geração Delírio. E tenho a honra de ter – junto a Marlos Degani e Sylvio Neto – feito uma das primeiras intervenções no Buraco do Getúlio!!! Lágrimas que descem, créditos que sobem!

Sessões às terças e no primeiro sábado do mês às 19h!
Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro
Nova Iguaçu - RJ
(próximo à estação de Trem Nova Iguaçu)


O Cine Banquete

E claro que não posso deixar de falar do cineclube do Bar Banquete. Que é completamente diferente dos cineclubes citados – acima - lá do Rio. A Mostra Cineclubista e Competitiva Banquete de Curtas acontece uma vez por mês sob a curadoria de Amanda Ramos e o público escolhe a cada sessão através de votação o melhor curta da noite e seu diretor ganha um jantar no Banquete. Não há festa após as projeções mas esta competitividade torna as sessões disputadas e com um sabor peculiar.

Assisti curtas de todos os tipos numa mesma Mostra. Documentário, poesia em forma de filme, feitos com material de última geração, feitos por celular. A Mostra é democrática e os diretores levam seus amigos para a torcida deixando vibrante cada sessão. Na próxima estarei lá para torcer para o melhor curta e abraçar minha amiga Amanda!!

Toda segunda Quarta-feira do Mês as 19h
Local: Espaço Cultural Banquete / Bar e Restaurante Banquete
Endereço: Rua do Lima, nº 195, Santo Amaro, Recife.

6 comentários:

bu disse...

emocionante esse post cara. E não falo só porque chorei pra carái lendo sobre o Mate... O melhor de tudo é essa parada de entrega mesmo, de ir na veia da coisa, cons-pirações...
Valeu!

aliás, vc É UM MATEIRO, e latifundiário em nossos corações! :)

bu disse...

ah, esse comentário aí é meu, heraldo hb
!

Flor Baez disse...

Ahhh! Cezar! Assim você me faz chorar! Eu é que agradeço por ter um amigo como você!
Ficou linda demais esta postagem sobre os cineclubes!

Beijos,
Com amor,

Arte e Cultura Popular disse...

Vamos lá... Estive na homenagem a solano trindade e lá conheci o mate com angú difernte caminho pra encontrar uma galera que trabalho com videos que já milita com a arte um tempão o papo aqui não é falar de solano que é chover no molhado o papo aqui é falar numa galera que pulsa, que vibra, que tira leite de pedra pra uma comunidade curtíssima num momento e gigantesca no outro mate buraco duas galeras mesmo objetivo realizar coisas do arco da velha com uma garra da juventude e a sapiência dos cascudos eu vi essa molecada crescer eu vi a companheiro do Bion no carrinho de bebê e agora vejo o filho de Bion no face porra velho eu sou um privilegiao de poder ver Intervir com meus relâmpagos poéticos constatar que a minha cidade a minha gente o meu Brasil é de fodões valeu galera que faz e a proósito parabéns para o cine clube que não conheço mais tenho a certeza se Zaray tá nessa mano...Já é!!!

Arte e Cultura Popular disse...

Em tempo cine clube banquete.Quando deselegantemente não cito o nome de referência, a propósito agradecimentos especiais ao percussa André Gonçalves pelo convite para assistir o video de solano produzido pelo mate ao qual conheci no show do caô de raiz quando zaray elegantemente me convidou para ir até a area do Meu querido Jamaica...Entendeu, nem eu!!!

André de Oliveira disse...

Fiquei emocionado com seu artigo, você é um matiano. Saudades de dançar com seu som na Lira até tarde.
Valeu camarada.