domingo, 24 de abril de 2011

TIRANDO DA GAVETA – MUITA MANOBRA

O Blog de Hugo Mendes Guimarães não é um blog de contos ou de poemas. Está mais para um grande diário de bordo das navegações que promove em suas lembranças. Hugo é muito mais um contador de causos que um escritor com pretensões acadêmicas. Não espere textinhos corretinhos. Espere sangue, suor e gargalhadas. E é isso que torna seu blog saboroso.

Não há preocupação com a forma, mas sim com o conteúdo. E aí você cai num caldeirão se sensibilidade e de histórias curiosas sobre sua nova vida na Região dos Lagos, sobre lembranças infantis ou ainda (onde ele sempre manda muito bem) no quase tributo em vida ao seu pai, Fernando Gudo.

Mas quando digo que não é um blog de poemas, não pensem que não há poesia. Pelo contrário, seus textos são repletos de poesia. De graça. De espontaneidade. Se há ficção ali eu não sei. O que sei é que comecei a ler e não parei mais, consumindo com emoção cada frase, cada palavra, cada cantinho de recordação.

Talvez, para quem não conheça-o, para quem não viveu no Monte Líbano em Nova Iguaçu, para quem não conviveu e não conviva com o Gudo, para quem não saiba o que seja o Poesia & Cia, para quem nunca tenha ido a Iguaba ou a Búzios e nem imagine o que seja o Mondrongão, talvez... e digo talvez, seus textos não tenham a mesma importância que tenham para mim.

Mas fazer o que? Estou aqui para indicar as coisas que me são relevantes neste mundo. E o Blog Tirando da Gaveta – Muita Manobra é muito, mais muito precioso para mim!!

Hugo Mendes Guimarães, ou simplesmente Hugudão é poeta, amante da vida, das palavras, do vento e das cachoeiras. E ex alimentador de traças. No final dos anos 90 com Thiago Mattos, Daniel Cedrack e Leon Sake criaram o fanzine Poesia & Cia.

4 comentários:

Hugo Mendes Guimarães disse...

Lisonjeado é pouco para expressar aqui qualquer coisa de agradecimento pela recomendação do meu blog.
E muito mais pelo seu gosto com o que escrevo,conto,descrevo...e muito do que aprendi com voces.
ManobraDasPalavras nasceu depois de encontrar,nas caixas de minha mudança pra Buzios,uma pasta com TODOS os POesias&Cia da epoca,mais um caderno com várias poesias e alguns rascunhos de contos que,no mesmo ano,postei em um antigo BLOG que mantinha com os amigos Tiago Mattos,Reynaldo-Pixo,Carlos Nilton e SKI.Futuquei novamente o blog,recuperei alguns contos,escrevi outros,separei minhas poesias,escrevi outras..
e então nasceu.
Suas palavras ao descrever o que escrevo,como escrevo,me arrepia e como catarse me vibra a continuar.
Forte abraço
bj grande

Arte e Cultura Popular disse...

Tive o prazer de escrever algumas linhas com esse cara maravilhoso,são momentos inesquecíveis o cara sabe o que faz e tem uma alegria que é peculiar a familia parabéns pela citação e parabéns pela grande figura que é o Hugão e bota grande nisso!!!

Sangue de Barata disse...

Eu também recomendio! Dá-lhe Hugudão!

SHIRLEY disse...

É meu irmão, gente!!!! E meorgulho dele!
Te amo Gudinho! Continua manobrando as palavras.
Bjssssss